Hello World: Estágio em Sistemas Embarcados na Alemanha

Este post é o primeiro de uma série que explica como conseguir um estágio na área de sistemas embarcados na Alemanha, este primeiro post apresenta os motivos para buscar um estágio na Alemanha. Os próximos posts da série discutem sobre outros pontos relevantes e apresentam um plano concreto de como conseguir o primeiro estágio.

Depois de ler a série completa você vai conseguir avaliar suas chances atuais de conseguir um estágio e elaborar um plano de curto ou médio prazo para conseguir sua vaga.

Foto da biblioteca da minha cidade Stuttgart ou Estugarda.

Motivação

Seria possível produzir uma lista com 1.000 razões para tentar um estágio na Alemanha, porém esse não é o objetivo desta seção, mas sim descrever as principais razões que consigo imaginar olhando a minha vida e a vida de pessoas ao meu redor após 6 anos morando aqui.

A frase “Porque conseguir um estágio em sistemas embarcados na Alemanha” contém três partes principais: estágio, sistemas embarcados e Alemanha, os próximos parágrafos discutem cada uma das partes em detalhes.

Por que um estágio ?

Por ser uma vaga de entrada para estudantes, os requisitos de entrada são baixos. Uma vaga de desenvolvedor junior possui exigências muito maiores do que uma vaga de estágio, logo é mais fácil entrar em uma vaga de estágio e se desenvolver para júnior dentro da área do que tentar diretamente uma vaga de júnior. 

O estágio abre novas perspectivas de carreira. Uma pessoa com um estágio completo na Alemanha, pode facilmente ir para outro país pois a engenharia alemã é muito respeitada pelo mundo. Também é muito mais fácil conseguir uma vaga de engenheiro júnior na Alemanha após um estágio completo.

Estagiários de sistemas embarcados na Alemanha ganham bem, o salário médio varia muito de acordo com a cidade, porém é seguro dizer que um estagiário vai ganhar entre 1200 EUR e 1600 EUR. Este valor é mais do que o suficiente para pagar todas as despesas e aproveitar a vida na Europa.

As oportunidades que existem na Alemanha, não existem no Brasil. No departamento que trabalho, há pouco tempo um estagiário foi contratado para ajudar em tarefas de desenvolvimento do middleware de carros autônomos, essa vaga assim como muitas outras do gênero não existem no Brasil, se você quer trabalhar nessa área você tem que sair do país.

Por que em sistemas embarcados ?

Sistemas embarcados é uma área muito fácil de se apaixonar, porém trabalhosa para se tornar bom. A grande maioria das pessoas é capaz de acender um led com o Arduino, porém poucas têm a dedicação e a curiosidade para entender todas as tecnologias necessárias para acender este led.

Um aluno universitário com um background básico dedicando algumas horas por semana por um ano consegue desenvolver habilidades técnicas acima do necessário para uma vaga de estágio em sistemas embarcados. Com planejamento devido, direcionamento correto e dedicação a primeira vaga torna-se fácil.

Existem muitas vagas na área de embarcados e o número de candidatos é grande, pois o mundo inteiro se candidata para estas vagas, porém mais 95% dos candidatos não apresenta a qualidade técnica mínima. É possível afirmar que apesar da grande quantidade de candidatos existem poucos candidatos com chances reais de conseguir uma vaga.

Muitos acreditam que somente oque a universidade ensina é o suficiente para uma vaga de estágio ou até mesmo uma vaga júnior, porém a realidade é outra. As habilidades necessárias no mercado não são ensinadas na universidade. Perante esta situação existem duas possibilidades ou a empresa contrata alguem para ensinar ou o aluno tenta aprender por si só, os que se dedicam e aprendem por si só claramente tem mais chances.

E por que na Alemanha?

O salário de um estagiário em sistemas embarcados na Alemanha é maior do que o salário de um engenheiro júnior no Brasil. Em janeiro de 2023 em Stuttgart o salário de um estagiário em sistemas embarcados em uma empresa grande é de aproximadamente 1400 EUR líquidos, este valor em reais seria aproximadamente 7.700 BRL, poucos engenheiros conseguem ter este salário líquido logo após a universidade. Mesmo considerando o custo de vida na cidade, a conta tende para a Alemanha. 

A Alemanha quer atrair pessoas com o seu perfil, há anos a Alemanha vem facilitando as regras de imigracao para atrair mão de obra jovem qualificada. Se você tem ou vai ter um diploma universitário e é capaz de conseguir um emprego na Alemanha em menos de 2 anos você tem direito ao visto permanente e em 4 anos ao passaporte alemão. Em comparação a outros países com economias similares, a Alemanha é muito liberal com relação a imigracao. Informações mais completas no site https://www.make-it-in-germany.com/en/

As grandes cidades alemãs são cosmopolitas, logo você vai ter amigos de todas as partes do mundo. Dependendo dos ambientes que você frequenta pode-se dizer que é mais provável que a comunicação seja em inglês do que em alemão.

É totalmente possível viver somente com o inglês na Alemanha, porém a disposição para aprender alemão é uma habilidade valorizada no ambiente de trabalho, logo depois de conseguir o seu estágio se dedique a aprender a língua local.

A comunidade de brasileiros das cidades é grande. Vale a pena buscar grupos de facebook ou whatsapp quando estamos pesquisando sobre uma cidade as pessoas podem ter boas dicas regionais e também é uma ótima forma de se conectar com a comunidade.

Conclusão

Neste post os motivos para buscar um estágio na Alemanha foram apresentados. Eu acredito que uma oportunidade dessas é muito boa para deixar passar e vejo como quase uma obrigação pelo menos tentar.

O próximo post da serie é sobre a preparacao para a busca do estagio. Pontos como o perfil desejado, onde achar as vagas, como avaliar seu conhecimento técnico, como melhorar seu conhecimento técnico sao discutidos.


Publicado

em

por

Tags: